O PARTO - Estreia

Teatro Helena Sá e Costa,
21h30 Datas 3 a 8 Jan 05


1.PARTO
Uma peça que tem por base o desejo de sete personagens de ficção se tornarem em seres reais de carne e osso com uma vida própria não confinada às páginas de um livro.




São personagens extraídos de A Ilha dos Mortos (O Morto), de O Sonho (o Oficial e Inês a Filha de Indra), de A Menina Júlia (Júlia), de A Dança dos Mortos (Alice) e de O Pelicano (Frederick e Gerda), cujo autor é August Strindberg, que engendram entre si o plano de fazer renascer o seu autor, de modo a poderem regressar ao mundo. Estão encerrados numa casa que se encontra em queda, uma casa na qual se abrem e fecham buracos, que são janelas para o passado e o futuro.
Um deles oferece-se para dar à luz, num universo onde todos querem sair para a luz, num acto de amor extremo. Mas no final o amor chega atrasado e é tomada por um vadio. Dois polícias encarregues de defender os homens dos seus desejos e de impedir que eles se matem uns aos outros espancam-no e expulsam-no do jardim das delícias. Mas como o amor é um sujeitinho teimoso acaba por enfeitiçar os policias que se apaixonam um pelo outro.


Encenação e dramaturgia – João Garcia Miguel
Texto a partir de Strindberg de João Garcia Miguel e Luís Vieira
Assistência de encenação e movimento – Luciano Amarelo
Assistência pessoal e produção – Bárbara Andrez
Interpretação – Ana Margarida Carvalho, Inês Leite, Inês Mariana Moitas, José Eduardo Silva, José Nunes, Luís Félix, Sílvia Correia
Design de cenografia, adereços e caracterização – Ana Novais
Design de Figurinos – Cristiana Lopes
Design de luz – Francisco Tavares Teles

Música original – Rui Lima, Sérgio Martins
Design gráfico – Raquel Balsa
Colaboração artística – João Abel
Fotografia – Ana Lúcia Cruz
Vídeo documentário – Ana Lúcia Cruz e Rui Lima
Apoios – Espaço do Tempo, Oficinas do Convento